segunda-feira, 19 de março de 2012

resumo do livro I pedro

CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIDA DE PEDRO

Autor da primeira epístola de Pedro, foi o apóstolo Pedro, filho de Jonas, irmão de André, natural de Betsaida na Galiléia era pescador. Foi primeiro chamado por Jesus para ser seu discípulo logo após para o ministério apostólico.Pedro um  pescador sem letras e indouto que se tornou apóstolo, este homem fraco, vacilante, e até violento Jo 18:10 é criticado pelos seus erros porém, ele errava porque queria e tentava fazer alguma coisa. Mt. 14:28-29, não se ometia. Muitos não erram porque não tentam fazer nada. Do capítulo 2 ao 12 de Atos dos Apóstolos, Pedro é a figura principal no ministério da igreja, o mesmo que negou Jesus três vezes, cinquenta dias atrás, tornou-se o primeiro pregador pentecostal, Atos 2:21, agora escolhido por Jesus para abrir as portas da salvação para os gentios Atos 10.

RESUMO GERAL
 I Epístola de Pedro

Pedro escreve esta epístola aos estrangeiros dispersos no  Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Ao que tudo indica esta epístola foi escrita entre os anos 62 a 63dC. com propósito de combater os ataques de satanás,  Pedro fala das duas táticas que o diabo usa para destruir a igreja, uma  de fora para dentro na primeira epístola, na segunda, no combate de dentro para fora. O tema é submissão e sofrimento 4:13, o Espiríto Santo leva o apóstolo a dar ênfase à necessidade de santificação 1:15.  Esta é essencialmente , a epístola da esperança, esperança viva, fundada na ressurreição de Jesus dentre os mortos1:3. Pedro fala de uma nova vida 1:23 a 2:10, esta nova vida precisa se alimentar com os alimentos do espírito, o  espírito rejeita os alimenos da carne, por isso advertiu:2:10 Deixando toda malícia... o espírito precisa ser alimentado com leite racional 2:2.
2:11-25 vivendo honestamente entre os gentios, este viver honesto entre os gentios, deverá fazer com que os homens mudem o pensamento a respeito do cristão e do cristianismo.
Fala  de uma mudança de comportamento em relação às autoridade 2:13,14 e 17, biblicamente o crente salvo tem uma dupla cidadania, é cidadão dos céus e cidadão da terra, este tem direitos e deveres com sua pátria celestial e pátria terrestre.
Os deveres do crente no matrimônio 3:1 -7 lembrando às esposas o princípio da sujeição aos maridos, imposto pelo próprio Deus ao instituir o casamento. Em relação ao marido coabitar com entendimento, com entendimento pode significar que o marido crente não pode ser sexo maníaco e só pensar naqulilo, escravizando sua esposa, a mulher pela sua natureza, é chamada de vaso mais fraco, assim ela pode não ter a mesma energia e disposição que tem o homem.
...para que não sejam impedidas as vossas orações. As respostas às orações são vinculadas ao tramento que os homens dão às suas esposas, em relação a oração, o mesmo acontece com a esposa briguenta, ociosa e insubmissa.
I Pedro 3:13 4: 7-11 Fala da maneira de viver dentro da igreja I Pd.3:18 finalmente, sede todos de um mesmo sentimento..., no coração do crente salvo está derramado o amor de Deus, portanto é possível cumprir esta palavra, quem esta bem com Deus estará bem com os irmãos. Devemos pautar nossa maneira de viver de acordo com o pensamento da vinda de Jesus. 4:7
"o amor cobrirá multidão de pecados 4:8, certamente se referia à liberação do perdão referente aos pecados cometidos por um irmão contra outro irmão.
I Pd. 4:13 alegria no sofrimento- sofrer por amor da justiça, por ser fiel a Jesus, por causa do evangelho é poder sentir alegria no sofrimento. Rejeitar o sofrimento é uma heresia, seria como reijeitar a cruz. Lc. 9:23.Só é possivel sentir alegria no sofrimento para o crente salvo e cheio do Espírito Santo.

RESUMO GERAL
Segunda epístola de Pedro
Pedro provavelmente escreve sua segunda epístola para a igreja como um todo, gentios e judeos espalhados pela Ásia Menor, que seriam as mesmas comunidades da primeira epístola, onde estava se alastrando o gnosticismo. O propósito desta seria advertir os cristãos contra os ensinamentos dos falsos mestres, exortar a continuar crescendo na fé e no conhecimento de Cristo, escrita por volta dos anos 66 a 67 dC. O tema desta epístola pode ser definido como a necessidade do conhecimento bíblico para combater as heresias, pois satanás estava atacando a igreja de dentro para fora, a tática consiste em enfraquecer a doutrina da igreja a disseminar heresias, usando a própria bíblia, através de falsos mestres e doutores.Enquanto a sua primeira epístola é uma carta jubilosa esperança em face do sofrimento, a segunda é uma mensagem da verdade fiel diante do erro, a primeira foi escrita para animar, a segunda para advertir.
A  necessidade de crescer na graça e no conhecimento II Pedro 1:2, este crescer na graça e no conhecimento de Cristo esta relacionado, além do conhecimento da palavra de Deus, a uma vida íntima e profunda com Deus mediante um processo crescente de santificação.
Advertência contra os falsos mestres cap. 2, que surgem dentro das igrejas  e que traz fraqueza doutrinária e afastamento dos princípios bíblicos.
Fala sobre a vinda de Jesus II Pe3:3-4, sobre "o dia do Senhor", que segundo entendemos, terá seu início, na terra, logo após o arrebatamento da igreja e só terminará quando Cristo entragar o Reino a Deus, ao Pai. ICor. 15:24-26.
II Pe 3:1-4 A vinda de Cristo negada, satanás tem certeza da vinda de Cristo, porém ele quer que os crentes tenham dúvidas a respeito dela, ele sabe que o tempo da vinda de Cristo é chegado, porém quer que os crentes pensem que não é para agora.
II Pe 3:5-10 e 14 A certeza da vinda de Cristo deve ser motivo para vivermos em santificação.
A condição para o crente ver a Deus é a santificação Heb. 12:14.
Não crer na vinda de Jesus significa não crer na palavra de Deus.
,
RESUMO GERAL
Primeira epístola de João
As epístolas que trazem o nome de João, são anônimas, a primeira não tem dedicatória e nem assinatura, porém, uma afinidade tão íntima entre ela e quarto evangelho, que a maioria dos eruditos concorda ser  apóstolo João autor, provavelmente foi escrita em Éfeso, entre os anos 90 e 95 dC., não foi endereçada a nenhum indivíduo e nenhuma igreja em particular, mas para todos os cristãos. O evangelho de João expõe os atos e palavras que provam que Jesus é o Cristo, tratam do fundamento da fé cristã, enquanto sua primeira epístola os atos e palavras obrigatórias àqueles que creem nesta verdade e dos fundamentos da vida cristã. A epístola foi com propósito de ajudar os cristãos contra a heresia denominada de gnosticismo estava causando estragos, crentes sem firemeza doutrinária estavam deixando a igreja para seguir os gnósticos. I Jo.2:19.
Os mestres gnósticos ensinavam que a salvação era alcançada através do conhecimento, negando a eficácia do sacrifício expiatório de Jesus. João desfaz esse pensamento, afirmando que " Deus é luz", quem está em trevas, ou quem vive no pecado nao pode ter comunhão com Ele, ter comunhão   Deus requer que se tenha também comunhão com os irmãos. I Jo. 1:17. João deixa claro, que embora salvos continuamos sujeitos ao pecado. O ideal, segunda a palavra de Deus é  que resistamos as tentações, porém se pecarmos, haverá solução.I  Jo 2:12.
João procura mostrar nesta sua epístola que a vida cristã não se baseia no que falamos, ou em nossas palavras, mas baseia-se, na nossa forma de viver. I Jo 2: 3-5.

Três etapas do desenvolvimento espiritual.
 I Jo 2:12-14
1- Filhinhos - Recém convertidos
Foi uma maneira carinhosa que o "Apóstolo do amor" usou para se dirigir aos crentes novos convertidos. I Jo 2:28 . O conhecimento de Deus, a certeza do perdão dos pecados é fundamental para que o novo convertido permaneça firme na fé.
2- Jovens - Crente amadurecendo
Os que eram filhinhos, agora são jovens, e são chamados de filhos, o desenvolvimento da obra de Deus está confiado aos crentes jovens.
3- Pais - Crente maduro
Fala de firmeza espiritual, experiência na fé, crentes idôneos, maduros, sábios. São aqueles que geram filhos, que ganham almas e que cuidam delas, que servem de referência para os jovens.
João fala já naquela época, do espírito do anticristo que já esta no mundo, acredita-se que ele estava fazendo menção direta a um mestre de sua época, chamado Cerinto, um mestre gnóstico, judeo de raça. I Jo 2:19-23.
I Jo 3:2 "Amados, agora somos filhos de Deus..." ao usar a expressão "agora", está confirmando o princípio bíblico de que nem todos os homens são filhos de Deus, se agora somos, subtende que antes não éramos.
Ao tornar-se filho de Deus o homem adquire direitos e privilégios, e assume deveres e responsabilidades.
Responsabilidade ou deveres dos filhos de Deus.
- andar dignamente em retidão. I Jo 2:6
- honrar o nome do Pai. Ef. 3:14-15
- obediência. Ef. 6:1
Quem não obedece a palavra de Deus, ou não guarda os seus mandamentos não pode dizer que é filho de Deus. I Jo 3:22-24
Sete mensagens de Deus aos seus filhos epístola de I João
1- Todos os filhos de Deus serão um dia semelhantes a Cristo. 2:28 a 3:3
2- Não devem continuar pecando 3: 4-6
3- Se proteger contra o serem levados ao afastamernto por forças malignas. 3:7-10
4- Amar uns aos outros 3: 11 - 24
5- Provar os espíritos 4:1-3
6- Vencer o mundo 5:4
7- Refletir o caráter de Deus no seus atos.

João adverte contra os falsos profetas, espírito da verdade e espírito o erro- I Jo 4:1-6
Pela bíblia podemos identificar três tipos de falsos profetas:
1- o falso profeta que já foi um profeta verdadeiro- num. 22: 8-9
2- o profeta verdadeiro que ficou velho I Reis  13:11
3- o falso profeta que nunca foi profeta verdadeiro I Reis 22:6
A missão deles não é procurar falhas, denunciar e acusar, mas corromper, com a voz mansa e cheia de sabedoria carnal e diabólica, semeiam o joio, as heresias, corrompem os bons costumes, adulteram a doutrina bíblica.
O poder da fé 5: 1-13
O tríplice testemunho da fé  I Jo 5:6
João afirma que Jesus veio por:
- água - homem
- sangue- morte
- espírito- ressurreição
 RESUMO GERAL
Segunda epístola de João.

A segunda epístola de João é também em número de versículos, o menor dos 66 livros que compõem a bíblia, contendo apenas 13 versículos. Nesta epístola João se identifica-se como sendo o "ancião", ou presítero, noutras traduções.
Em nenhuma  das três epístola conhecidas como sendo de João, aparece o nome do autor, porém é tido como certo, pela análise do estilo e vocabulário, que as três foram escritas pelo autor do evangelho que tem o nome de João, o apóstolo. Acredita que as três epístola, bem como o evangelho, tenham sido escritas entre os anos 90 e 95 dC. e já estava próximo dos 100 anos de idade.
Adverte contra as heresias e contra amizade com hereje II Jo 1:10-11, as palavras chaves  são amor e verdade.
Destinatário - "Senhora eleita", existe duas correntes sobre quem era esta senhora. João estaria escrevendo para uma igreja local, onde seus filhos seriam os membros dessa igreja.
No contexto geral, a igreja é comparada a uma virgem pura I Cor. 11:2
No entanto , a senhora mencionada por João, tudo leva a crer ser uma viúva, mãe de vários filhos.
João adverte em toda esta epístola a verdade como base e prova da comunhão, mas não deveria ter comunhão cristã com aqueles falsos mestres que negam a doutrina apostólica da pessoa e obra de Cristo. II Jo 7
Não deveriam receber estes mestres em casa, o crente estaria se identificando com seus erros II Jo 8-11.
Apesar da brevidade desta epístola, ela possui uma mensagem contundente para os crentes de hoje.
Podemos destacar duas ênfase primordiais:
1- Devemos estar seguros em conduzir nosso estilo de vida de acordo com a verdade da mensagem de Cristo II Jo 6.
2- Devemos estar atentos e vigilantes contra aqueles que pervertem a clara mensagem com relação à encarnação de Jesus Cristo. II Jo 7.

RESUMO GERAL
Terceira epístola de João

Na tradução que usamos, a de João Ferreira de Almeida, Ed. R. C. d e1995, ele é o ancião que escreve a senhora eleita, na segunda epístola, porém nesta ele é o presbítero escrevendo  ao amado Gaio.
O amoado Gaio, de concreto, nada sabemos sobre quem era e de onde era, a tradição afirma ter sido ele o primeiro bispo de Pérgamo.
- Era um homem de bom testemunho III Jo 3
- Um homem hospitaleiro III Jo 5
- Um homem cheio de amor, bondoso III Jo 6
O propósito da epístola, ao que tudo indica, face ao ataque que os mestres gnósticos estavam desfechando nas igrejas espalhadas por toda Ásia Menor, João tinha enviado um grupo de verdadeiros mestres cristãos, com cartas de recomendações, para visitarem as diversas igrejas a fim de neutralizar o veneno que estava sendo inoculado por aqueles falsos mestres. E uma destas igrejas visistada era que perteciam Gaio e Diotrefes, na sua segunda epístola joaõ proibia a hospitalidade aos falsos mestres; nesta ele estimula a hospitalidade aos verdadieros mestres, sendo assim ele escreve para elogiar Gaio por ter recebido bem os obreios cristãos e denunciar a falta da hospitalidade de Diótrefes III Jo 9-10.
Diótrefes um obreiro rebelde, um homem que cuida de seus próprios interesses e tenta utilizar-se da igreja local para alcançar o poder ou seja , procura ter entre eles o primado. Era um divisionista III Jo 9.caluniador.


Resumo geral
Epístola de Judas

Autoria- Não há uniformidade de pensamento sobre a identidade do autor desta epístola, uma corrente, aponta apóstolo Judas, não o Iscariotes, outros a maioria afirma ser o irmão de Jesus.
Local e data desta epístola também não existe uma identificação correta, diversas datas são sugeridas, temos porém, de concreto, que ela deve ter sido escrita depois da segunda epístola de Pedro, com a qual guarda estreita semelhança, considerando-se a conjução entre judas 17-18 e II Pe 3:3. Embora a epístola não dê informações seguras para quem Judas a tenha endereçado, é quase certo que o objetivo do autor era alcançar a comunidade judaica convertida ao cristinismo e espalhada pela Ásia Menor.
Seu propósito inicial era de elaborar um tratado sobre a salvação Judas 2, face ao surgimento e crescimento repentino de ensinos heréticos com tendência imorais e conduzindo os cristãos à apostasia, colocando em risco a fé de cada um, visto que alguns falsos mestres ensinavam, que os cristãos seria permitido fazer tudo quanto desejassem, sem temer o castigo divino, então diz:
tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
podemos resumir seu propósito como sendo:
- advertir com urgência os crentes acerca da grave ameaça dos falsos mestres e sua influência dentro das igrejas;
- exortar a todos os verdadeiros crentes a que lutem pela fé . Jd. 3.

São quatros principais características desta epístola
1- denuncia contra falsos mestres ressaltando que o falso ensinamento sempre apresenta grave ameaça para fé genuína e vida santa.

2- uma referência de 3 exemplos contidas no antigo testamento:
a- destruição dos israelitas rebeldes, no deserto Jd. 5
b- o juízo dos anjos Jd. 6
c- destruição de Sodoma, Gomorra e cidades circunvizinhas Jd.7

3- Uma declaração tripla dos falsos mestres:
a- contaminaram sua carne
b- rejeitaram a dominação
c- vituperam as autoridades.

Os leitores desta epístolas foram encorajados a lutar pela integridade de sua fé. Jd. 3, fala a vossa santíssima fé, pode parecer que existem outros tipos de fé, diríamos que existem apenas dois tipos de fé, a natural e espiritual.
- Fé natural- é chamada fé esperança, fé intelectual, a fé natural não leva o homem a Deus e nem traz Deus ao homem, o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem, é o que faz a diferença entre a fé natural e fé espiritual.
-Fé espiritual- só pode ser recebida como dom de Deus, através de sua palavra, isto acontece no momento da conversão, ou novo nascimento.
Não é bíblico orar pedindo fé, todo homem nascido de novo já recebeu a fé, bíblico é pedir para o crescimento da fé. Lc. 17:5.

Fonte: Livro Fatesa Nível I- Básico -Epístolas Gerais 2.a Edição - 2012









Nenhum comentário:

Postar um comentário